[Burning Bujo #4] Setup para bujo, sketch e estudo fora de casa
Assim como é difícil escolher o livro que acompanhará durante o dia (caso não tenha um Kindle), é difícil fechar o conjunto de "ferramentas" analógicas, o setup, adequado para situações diversas de estudo e criatividade. Hoje compartilho a configuração do meu estojo para - quem sabe - poder te ajudar a definir o seu. Vamos lá:
Meu setup básico pra assistir palestra, tomar um café ou estudar fora de casa |
A primeira decisão a ser tomada quando falamos de estudar fora, deve ser a bolsa ou mochila, e, por consequência, o tamanho do estojo possível. Aliás, algumas bolsas possuem um local específico para guardar canetas, de modo que o estojo nem sempre é necessário. Pra mim, que sempre andei com estojos transbordando de coisas, a decisão de comprar o estojo acima vem da possibilidade de dois compartimentos e fecho imantado (22 x 7,5 x 3,2cm) possibilitou resolver dois problemas:
- Organizar as canetas numa coerência que otimize o uso.
- Levar muita coisa, mas não tudo (ótimo exercício de conter aquela urgência de levar tudo).
LEIA TAMBÉM: Como ler Angela Davis de forma criativa? (Sketchnote)
Divisória 1: Peter Parker |
Na primeira divisória eu guardo as canetas que eu uso com mais frequência para anotações, desenhos ou sketchnotes. As pontas das canetas, que variam entre 0,05 e 0,7mm, trazem cores (preto, azul, marrom e cinza) que criam contrastes para elaborar resumos visuais, são elas:
Note como é a divisão do espaço neste lado: lugar para borracha, grafite e outros acessórios sem comprometer o espaço para canetas mais longas como as Stabilo 0.4 |
- EnerGel, tinta preta, ponta 0,7 retrátil (Pentel): excelente para esboçar ideias de forma livre ou desenhar de forma menos detalhada. O fato de ser recarregável foi um fator decisivo pra investir neste produto (Link)
- Energel , tinta azul, RollerBall 0,7 (Pentel): embora seja confortável, não desliza tão bem quanto a Energel Retrátil. É um bom investimento, mas não é recarregável.
- Caneta Nankin Pigma Micron tinta marrom Descartável 0,5: a tinta desta caneta é ótima, muito pigmentada e o melhor, praticamente não mancha!
- Caneta Hidrográfica Fina 0,4mm Bismark - Cinza:
- Caneta Nanquim Uni Pin 0.5mm UNI-BALL:
Segunda divisória, que definiu MESMO a compra: Miles Morales |
LEIA TAMBÉM: Como se organizar do zero! (Se você for MUITO desorganizada)
Sempre bom levar clips e pen drive, pois nunca se sabe! |
- Caneta Nankin Pigma Micron Laranja Descartável: a cor desta tinta é simplesmente uma das coisas mais lindas que já vi na vida!
- Marcador Blister, Uni-Ball, Posca: é excelente! Dentre outras coisas, é perfeito pra preenchimento de ilustrações
- Marca Texto Faber Castell Pastel: é ótimo para fazer o fundo (background) de títulos, detalhes em sketchnotes e preenchimentos.
Se você não fazia ideia de como montar seu setup de estudos, espero que a descrição do meu setup para estudar fora de casa tenha sido útil para que você monte o seu, conforme suas necessidades e preferências gráficas. A escolha do melhor material tem a ver com o tipo de efeito que você gosta e do conforto pra você. Não se prenda apenas a valores e tente testar sempre que possível.
Se você já tem seu próprio setup analógico de estudos, me conta o que temos em comum, e o que é diferente, logo abaixo, nos comentários?
Comente!