🏆ESSA SEMANA NO PRETAENERD
Por Anne Quiangala
Como foi a sua semana?
Aqui no Pretaenerd o feriadão de CARNAVAL reduziu um pouco o ritmo da produção, mas nesse mês temos feito conversas profundas e divertidas nas lives de #PretaRead, JogaeFala e de Estude Comigo na Twitch. Aliás, se você ainda não conhece a plataforma, super recomendo conhecer, porque é rica de conteúdos sobre política, RPG, leitura e, claro, jogos eletrônicos. Bom, se você não conseguiu acompanhar o conteúdo da semana, vou dar uma recaptulada antes de listar o que li, assisti e ouvi essa semana!
ESSA SEMANA NO PRETAENERD
- Segunda: vídeo curto analisando a abordagem do tema "cabelo crespo" no quadrinho Moongirl and Devil Dinosaur #15 (2017) e a série animada homônima (2023).
- Terça: #PretaRead, é a leitura ao vivo, em voz alta, que permite a construção de repertório comum à comunidade, além de análise conjunta. Nesta semana, lemos e discutimos o Capítulo 1 de O Sentido da Liberdade, de Angela Davis.
- Quarta: como vencer o desafio da página em branco? Por meio de gatilhos (prompts) é mais fácil criar uma rotina de escrita diária e desbloquear a criatividade.
- Quinta: conversamos nos stories do Instagram sobre escrita acadêmica. A caixa de perguntas: Como é a escrita acadêmica pra você? (ou como não é) Quais os seus maiores desafios?
- Sexta: Estude comigo é a live de estudos, foco e concentração em que reservamos um tempo para trabalhar e outro para conversar. Na pausa, respondi os comentários dos stories de quinta feira sobre escrita acadêmica.
E vamos à lista!
Música: "Movido pela raiva" (Scatha)
A banda carioca de thrash metal, Scatha, lançou seu primeiro EP Keep Thrashing em 2007, eternizando seus clássicos como Breaking Proves, The Unknow Man e Own War, e trazendo sua primeira letra em português: Movido pela raiva. Àquela altura a formação era composta por Angelica Burns (vocais), CintiaVentania (baixo), Cynthia Tsai Yuen (bateria) e Julia Pombo (guitarra), e a sonoridade tinha uma forte influência de Megadeth, Metallica e Arch Enemy.
Jogo: Forza Horizon 5
HQ: Monica Rambeau: Photon #2 (2023)
Finalmente, Monica Rambeu recebeu sua primeira série própria. Roteirizada pela romancista Eve L. Elwing, a HQ discute com profundidade a trajetória da personagem, seus traumas e confere assim a importância que ela de fato tem na Terra 616. Nessa edição, acompanhamos a protagonista sendo inserida numa trama maior sobre enfrentar seus próprios fantasmas, em especial, a formação dos Vingadores que ela liderou nos anos 1980. Nessa sequência de Rambeau em Photon #1, após um momento contemplativo, a heroína encontra seus algozes e precisa enfrentar de uma vez por todas a sua frustração por ter sido traída pela própria equipe. E é a partir desse retorno do recalcado que conhecemos melhor a subjetividade de Rambeau.
Filme: Documentário "Por trás da Máscara" (Michael Jacobs)
Uma editora com uma história longa como a Marvel Comics, precisa ser reapresentada e contextualizada para novos leitores de tempos em tempos, inclusive com uma perspectiva mais crítica. Nesse documentário, temos uma surpreendente narrativa sobre o modo de produzir histórias a partir da experiência de escritoras e escritores proeminentes como Reginal Hudlin, Sana Amanat, Kelly Sue DeConick, Brian Michael Bendis, celebrando a proposta de diversidade na representação de personagens, sem negar o histórico conservador no que tange a diversidade nas equipes criativas. Neste caso, o depoimento de Denys Cowan (co-autor do Super-Choque e outros títulos relevantes da editora Milestone) é imprescindível para que seja evidenciada a contradição entre inserir personagens e não inserir profissionais.
TedX: Myths, Misfits & Masks (Sana Amanat)
Na palestra sobre a importância da diversidade no universo dos quadrinhos, a produtora e co-criadora de Miss Marvel Kamala Khan, Sana Amanat costura uma bela narrativa a partir da sua infância e do significado de super-heróis que diferem da norma, no processo de formação da identidade, senso ético e para que todos os grupos tenham imagens positivas sobre si e sobre os outros, para combater preconceitos e racismo na raiz: o imaginário.
Livro: O Sentido da liberdade (Angela Davis)
No final de 2022, a Editora @boitempo lançou O Sentido da Liberdade, da filósofa estadunidense Angela Davis. Num momento decisivo para a história do Brasil, tive o prazer de mediar um bate-papo com Preta Ferreira e Professora Zélia Amador de Deus em ocasião do lançamento deste livro! Confira lá no canal da Boitempo no YouTube!
Comente!