Resultado: comunicadores para as mesas do II Simpósio Pretaenerd Academy

Respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei nº 13.709/2018, que estabelece regras para a coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais, divulgamos a lista de trabalhos submetidos ao II Simpósio Pretaenerd Academy, sem divulgar nomes de candidatos e a distribuição dos pontos. Entretanto, cada participante, receberá por e-mail em tempo oportuno, as informações mais detalhadas contendo o barema e os detalhes relacionados à distribuição de pontos, vagas e critérios de desempate, aplicados conforme o edital.
Dito isso, nós (do Comitê Científico e da Organização do II Simpósio Pretaenerd Academy) gostaríamos de agradecer pelo empenho de cada pessoa que se desafiou ao submeter seus trabalhos, com o intuito de serem comunicadores nas mesas de discussão ou GTs. Sendo pessoas dissidentes, todas, todes e todos nós acumulamos diversas experiências de rejeição que contribuem para que evitemos nos expor a situações de escrutínio – e com toda a razão! Sendo assim, é importante que você saiba, de antemão, que desafiar o medo de se expor, o ciclo de autoeficácia (Boyd, 2022) e a tão conhecida “síndrome do impostor” significa muito pra sua trajetória e para nós.
E, independente da aprovação ou não do trabalho, tenha em mente que o resultado de comunicadores para as mesas do II Simpósio não definem você. Existem trabalhos excelentes, que não foram contemplados nas vagas, por diversos fatores: porque não pontuaram em critérios essenciais, devido à não adequação ao tema dessa edição, aos critérios de desempate, e, acima de tudo, porque a disputa estava acirrada!
Mantendo o seu espírito esportivo!
A seleção de trabalhos para comunicação no II Simpósio é apenas a primera fase desse evento de celebração do conhecimento, dos hiperfocos e da nerdiandade! Sabemos que submeter um texto é a parte mais desafiadora do processo de escrita para a maioria de nós. Geralmente, associamos aquele resultado a quem nós somos e ao nosso valor como seres pensantes, porque a vida escolar nos ensinou a encarar desse modo. Isso é problemático porque essa fase ansiogênica se conecta com uma série de experiências negativas, o que faz com que tenhamos uma noção bastante restrita sobre resultados.
Entregar um resumo significa que você se dedicou bastante e encarou o medo, as vozes críticas que dizem coisas horríveis sobre o seu valor e a sua inteligência. “De que adianta?” essa voz questiona. Isso serve pra textos aprovados, porque quem vence, geralmente, segue em frente sem refletir. Quem não é aprovado precisa do tempo de luto, porque todes precisamos de tempo de recuperação.
Mas, que tal considerar que há diversos fatores envolvidos? Um prazo apertado, a pressão de se por à prova, o medo da exposição, sua coragem de entregar em vez de ficar lapidando e não enviar nunca! O seu trabalho é bom o bastante e qualquer imperfeição está ligada ao fato de que NENHUM trabalho é perfeito, e a importância de sua submissão é enfrentar isso. Recomendo que, positivo ou não o resultado completo que você receber por e-mail seja um mapa para avaliar os pontos fortes e fracos, e, quem sabe, aprimorar sua escrita e atenção aos detalhes!
Se essa é a primeira etapa, que tal também considerar continuar nesse movimento de celebração? Os próximos passos serão de muito acolhimento, aprendizagem e aprimoramento de habilidades em comunidade! Não fica fora disso: se permita manter participando, sendo burning heller, prestigiando o trabalho de outras pessoas e tendo em mente que não existe construção de conhecimento solitária e sem momentos de perda. Aqui esse não é o fim do mundo: é um até logo, porque a sua contribuição continua e é apreciada!
Tenha em mente, que a decisão final da lista na seção à seguir não é sobre você pessoa, mas sobre a adequação de um trabalho que não reflete a totalidade de quem é você. Trabalho esse, avaliado num contexto e conjunto de proposições bastante específico. Esperamos também, que você compreenda que “Partimos da ideia de nos reunirmos pelas diferenças e também pelo desejo de pertencer, de poder conversar sobre o que amamos, aprender e ensinar com respeito mútuo” (Quiangala in Filmes com Batatas, 2025). Sendo assim, recomendamos que você participe do evento, prestiginando, se conectando e se permitindo vivenciar a experiência acadêmica mais amorzinho da internet! Como aprendemos em Arlindo, da Ilustralu: “você não está só” (Souza, 2021)!
Em suma, parabéns a todo mundo que prestigiou o evento nessa primeira etapa de seleção de resumos para comunicações do II Simpósio Pretaenerd Academy! E nós reiteramos: independente do resultado da seleção, esperamos que todes vocês se sintam acolhides e convidades para participar da oficina de escrita acadêmica feminista nerd, sábado 16 de agosto de 2025, das 14h às 18h, viu? Inscreva-se como ouvinte da Oficina de escrita acadêmica feminista negra, intitulada: “Escreva como uma Super-Heroína” e bora aprimorar nossas habilidades no espaço mais amorzinho da internet!

Resultado da seleção de comunicadores para a mesa – GT 1: “Futuros e Passados Dissidentes”
TÍTULO DO TRABALHO GT 1 | POSIÇÃO | CONTEMPLADO NAS VAGAS? |
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A gente se vê ontem? Sankofa, afro futurismos e passadismos na ficção jovem negra contemporânea | 1 | SIM |
Notas sobre Kindred: uma leitura histórica sobre experiências de mulheres negras entre a escravidão e liberdade | 2 | SIM |
A ficção especulativa de mulheres negras: diários, mochilas de viagens e sementes para o futuro | 3 | SIM |
Eu já vivi o passado o suficiente: Uma análise crítica da narrativa da série Kindred (2022) | 4 | * |
Da sagacidade de um Exú: Lima Barreto e o futebol na Primeira República (Rio de Janeiro – 1881-1922) | 5 | * |
Buscar a vida: o trabalho com “vestígios” a partir do curta-metragem Travessia, de Safira Moreira | 6 | * |
Narrativas negras em quadrinhos: compreender o passado para desenhar futuros | 7 | * |
Um olhar para o afrofuturismo escrito por mulheres a partir de Taiasmin Ohmacht e Sandra Menezes | 7 | * |
As HQs como reflexão de espaço, tempo e ancestralidade | 7 | * |
Entre fios de memória e afrografias visuais: Dona Antônia como griot e o Acervo da Laje como tecnologia contra-hegemônica | 8 | * |
Do Itan ao Afrofuturo: ancestralidade, resistência e utopia negra nas HQs Contos dos Orixás, Estados Unidos da África e Pantera Negra – Uma Nação Sob Nossos Pés. OBS: não inseriu e-mail no formulário de inscrição | 9 | * |
Resultado da seleção de comunicadores para a mesa – GT 2: “Dissidências Neuroqueer”
TÍTULO DO TRABALHO GT 2 | POSIÇÃO | CONTEMPLADO NAS VAGAS? |
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A cegueira iminente de Billie Scott: uma leitura neuroqueer | 1 | SIM |
Dissidência, divergência e potencial na zumbi Melanie | 2 | SIM |
“Seja você mesmo, Seja um Monstro”: narrativas de moda dissidentes no universo de Monster High | 3 | SIM |
Desfronteira Estética: resistir como imagem a partir de subjetividades e corporalidades à margem | 4 | * |
Resultado da seleção de comunicadores para a mesa – GT 3: “O rock é negro, ponto!”
TÍTULO DO TRABALHO GT 3 | POSIÇÃO | CONTEMPLADO NAS VAGAS? |
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Tina Bell, Betty Davis e Poly Styrene: o que essas três mulheres têm em comum? | 1 | SIM |
Rock, blues periférico do DF | 2 | SIM |
What’s race and gender got to do with It?: Tina Turner, Rock ‘n’ Roll e a liberdade como legado | 3 | SIM |
O aquilombamento como resistência de negras e negros no rock | 4 | * |
Rebelde por resistência: Negritude e Periferia no Rock | 5 | * |
Resultado da seleção de comunicadores para a mesa – GT 4: “O medo, o outro e dissidências”
TÍTULO DO TRABALHO GT 4 | POSIÇÃO | CONTEMPLADO NAS VAGAS? |
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Cronosofias e dissidências na elaboração ficcional: quais ferramentas podemos utilizar, afinal? | 1 | SIM |
“QUEM É, É! QUEM NÃO É, CABELO AVOA”: NOTAS SOBRE APROPRIAÇÃO CULTURAL NA MÚSICA NEGRA | 2 | SIM |
“Eu não sou um monstro”: o medo e a exclusão social no audiovisual | 3 | SIM |
Horror e Violência – a representação da mulher no RPG “A Noiva do Barba Azul” | 4 | * |
O papel da mulher em filmes de terror: uma análise das personagens femininas de Pecadores (2025) | 5 | * |
O ESTIGMA DO HIV/AIDS E O DESPERTAR DO ATIVISMO LGBTQIAP+ NOS ANOS 1980 EM NOVA YORK E LOS ANGELES obs: não inseriu o endereço de e-mail no formulário de inscrição. | 6 | * |
Referências
Boyd, Michelle R. Becoming the Writer You Already Are. Estados Unidos: SAGE Publications, 2022.
Edital: II Simpósio Pretaenerd Academy. Preta, Nerd & Burning Hell, 2025. Disponível em: https://pretaenerd.com.br/2025/07/edital-ii-simposio-pretaenerd-academy/. Acesso em 04 ago. 2025.
Inscrições para selecionar comunicadores e oficineiros para o II Simpósio Pretaenerd Academy estão abertas. Filmes com Batada, 2025. Disponível em: https://filmescombatata.com.br/inscricoes-para-selecionar-comunicadores-e-oficineiros-para-o-ii-simposio-pretaenerd-academy-estao-abertas/. Acesso em 06 ago. 2025.
Souza, Luíza de (Ilustralu). Arlindo. São Paulo: Seguinte, 2021.