BGS | Aqui se joga
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Em sentido horário, começando do topo à esquerda: Minecraft Dungeons, Super Mario Bros Deluxe, The Legend of Zelda Link’s Awakening e Marvel’s Avengers |
BGS Pinball & Arcade Matic
Avenida Indie
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Avenida Indie e o jogo Gravity Heroes |
Cosplay
Com um espaço dedicado aos cosplayers, o BGS Cosplay, houveram concursos
e um bloco especial para os cosplayers Marvel, o Marvel Becoming
Costume Contest, que acontece em outros eventos como a Comic Con San
Diego.
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Da esquerda para a direita: cosplayers de Homem de Ferro, Doutor Estranho e Capitão América e o ganhador de um dos concursos Marvel Becoming Costume Contest, cosplayer de Noturno (X-Men) |
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Cosplay de Okoye (Pantera Negra) |
Nos dias em que estive presente, pude ver alguns cosplayers icônicos de personagens negros, como Luke Cage em sua visual clássico dos quadrinhos, uma versão feminina do Super Choque, Will Smith em Um Maluco no Pedaço, Pantera Negra vencedor do concurso de Cosplay da PerifaCon, e a Okoye, mas durante todo o evento houveram personagens negros da cultura pop e dos games representados.
Não há nada melhor que Street Fighter
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Yoshinori Ono e o mini Blanka no BGS Talks |
produtor executivo de Street Fighter disse que o sucesso do último
lançamento, Street Fighter V, se deve a disposição para ouvir diversas
opiniões e assim chegar as melhores conclusões.
se prioriza a nostalgia ou a originalidade, Ono busca o equilíbrio. Não
abrir mão dos elementos nostálgicos de 30 anos da franquia, mas incluir
novos elementos para atrair novos jogadores.
jogo possui uma adaptação para o cinema, e ao ser perguntado sobre isso, o produtor demonstrou seu descontentamento de forma
descontraída, disse estar muito longe de contente e que espera ter
recursos para produzir filmes melhores.
crossovers com Tekken, por exemplo, Ono os comparou a um namoro, em que
ambas as partes precisam estar envolvidas para acontecer e isso depende
também do interesse das outras produtoras. Ao perguntarem sobre a
comparação com outros jogos, ele responde prontamente que em Street
Fighter ninguém corta cabeças e que possuem os personagens mais
queridos.
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Street Fighter V. Fonte:TechTudo |
suas recomendações para quem quer seguir carreira em games, está seguir
os criadores em suas redes sociais e contribuir com feedbacks de seus
trabalhos.
sucesso de mais de 30 anos se deve a consciência do que a franquia é e
de saber aproveitar da melhor forma as opiniões sobre o seu trabalho.
A música vem do coração, deixe florescer
Perguntado sobre como seu processo criativo, ele contou que geralmente inicia seu trabalho conversando com o diretor do jogo, coletando informações e consequentemente se envolvendo com o enredo do jogo, surgem as inspirações que exigem muita criatividade porque acontecem antes mesmo do contato com as primeiras imagens do jogo.
Contou que um dos jogos que mais lhe deram trabalho foi o próprio Final Fantasy XV, por se tratar de um grande jogo em que era necessário manter o nível de qualidade e ao mesmo tempo aprofundá-lo. Confessou também que uma trilha que gostaria de ter trabalhado é a de God of War.
Final Fantasy XV, um dos jogos que Shota Nakama criou a trilha sonora. |
Respondendo sobre conselhos para a carreira na música, ele fala sobre a importância de se expor ao mundo e mostrar sua arte. Não ficar apenas praticando em casa, ter a coragem de praticar para um público, fazer apresentações e assim amadurecer e progredir como profissional.
Nakama enfatizou a importância de estar apaixonado pelo que se faz e assim buscar fazer da melhor forma possível para inspirar pessoas com nosso trabalho.
Faça um jogo pequeno e FINISH HIM
Ed Boon é um dos principais responsáveis por Mortal Kombat, série que transformou o gênero de luta e é com certeza uma das mais queridas entre os fãs brasileiros. A arena do BGS Talks ficou lotada para ouvir o líder da Netherrealm Studios responder a algumas curiosidades.
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Ed Boon no BGS Talks |
Boon confessou a referência de Mortal Kombat aos filmes clássicos de ficção científica como Predador, Alien e Exterminador, sendo o jogo uma versão mais malvada e obscura do que era a maior referência na época de seu lançamento (1992), Street Fighter.
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Filmes de foram referência para Mortal Kombat: Alien (1979), Exterminador do Futuro (1984) e Predador (1987) |
Naquela época haviam apenas 4 pessoas criando fatalities por exemplo e eles não tinham ideia de que a série perduraria por 27 anos, tentando assim justificar os furos de roteiro das edições. Ainda sobre os primórdios do jogo, Boon diz que seu fatality favorito é o de Sub Zero, do Mortal Kombat 1 em que ele arranca a cabeça do oponente, para época aquilo foi muito impactante e foi o fatality que mais perdurou.
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Fatality Sub-Zero em Mortal Kombat 1 (imagem superior) e em Mortal Kombat X (imagem inferior) |
Hoje, Mortal Kombat conta com uma equipe de 300 pessoas na sua produção. Um personagem, por exemplo, passando por todas as suas etapas de desenvolvimento demora cerca de 2 a 3 meses para ser criado.
Sobre o futuro, Boon espera que a série marque presença em outros formatos, como ter mais filmes por exemplo. Lembrando que já existe um novo filme sendo rodado com previsão de estreia para 2021. E sobre quais personagens extras gostaria de ver nas próximas edições, ele cita Neo de Matrix e John Wick da trilogia homônima.
Respondendo sobre conselhos para o início de carreira em Games, o cocriador de Mortal Kombat diz que estamos no melhor momento da história para se fazer games, com tecnologias modernas e mais acessíveis e finalizou com “Faça um jogo pequeno e FINISH HIM”.
Boon demonstrou que Mortal Kombat tem a bagagem de 27 anos mas fôlego total para continuar sendo a franquia mais popular e inovadora do gênero de luta.
E não foi só isso!
A BGS contou com diversas outras atrações, como a BGS Jam, maratona de criação de jogos, campeonatos mundiais como o Pro Kompetition de Mortal Kombat 11 e diversos convidados especiais como John Romero responsável por jogos como Wolfenstein e Doom. Mais uma vez a BGS se consolida como maior feira de games da América Latina e consegue abranger todo o diverso público gamer.
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Em sentido horário, começando do topo à esquerda: Pro Kompetition, Just Dance, BGS Jam e estande da Saga |